GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Qualquer modelo para a Governança em TI deve ser construído com base no fato de que não há Governança em TI se a própria organização não tiver o pensamento voltado para a governança. E essa governança nada mais é que uma filosofia pautada em uma série de medidas efetivas visando o melhor controle do negócio de acordo com os recursos disponíveis.

 

Para um planejamento estratégico de TI ser do conhecimento dos responsáveis pelos processos de negócio e de outras partes relevantes da organização, a administração deve assegurar:

 


o monitoramento e a avaliação dos planos de TI.


a elaboração de planos de TI de curto e longo prazo.


as mudanças periódicas dos planos de TI.


a comunicação dos planos de TI.


a inclusão de novas estratégias na elaboração de planos de TI.

O Big Data é definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais. Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial nos dados estruturados e não estruturados gerados pela tecnologia da informação da indústria e saúde por meio da internet das coisas (IoT), por exemplo. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente as cinco características, também conhecidas como os cinco “vês”, de um big data:

 


veracidade, viabilidade, virtualidade, variedade.


viabilidade, vitalício, virtual, velocidade, valor.


volume, vertente, valor, virtualidade, vitabilidade.


valor, viabilidade, visibilidade, velocidade, volume. 


velocidade, volume, veracidade, variedade, valor.

É esperado que o profissional seja aquele que conecta a tecnologia às equipes, que conhece do business da empresa, viabiliza o crescimento do negócio e participa das decisões estratégicas. O escopo do profissional de TI vai muito além do suporte às outras áreas, desempenhando um papel de protagonista na linha de frente das soluções de produtos e serviços. “Ele saiu de trás do computador, do backoffice, para ir para o front”, diz Luana. Habilidades voltadas ao negócio, gestão de pessoas e comunicação se tornaram essenciais.

https://www.michaelpage.com.br/advice/

 

A governança de TI está associada ao uso eficiente e eficaz da TI. Em consequência, várias questões fazem parte do cotidiano de quem exerce tal governança. Dentre os itens a seguir, qual é o que provoca menor impacto em uma empresa, e assim poderá ser substituído sem traumas para a mesma, se for exercido por alguém que não tem competência para tal governança?

 


Gerenciamento de serviços


Alinhamento estratégico ao modelo de negócios


Segurança


Riscos 


Princípios de projeto (design) de software

O controle da criação dos processos de tecnologia da informação (TI), a garantia de que a TI faça o que for preciso para atender às necessidades do negócio, o gerenciamento correto dos recursos, a minimização ou o tratamento dos riscos e a garantia de que as operações estejam em conformidade com as leis estão relacionados....

 


à realização de uma auditoria interna


à criação de um planejamento estratégico


à implantação de uma certificação empresarial 


à implantação da governança de TI


ao levantamento dos processos da TI

O objetivo da ISO/IEC 20000 é garantir que as soluções de TI fornecidas atendam aos requisitos essenciais conforme padrões e boas práticas mundialmente aceitas. A norma é uma exigência para o estabelecimento de um relacionamento comercial com um novo provedor.

Dentro do que o ISO/IEC 20000 propõe a principal diretriz é

 


ajudar a decidir os requerimentos que precisam ser verificados dentro do escopo de um acordo de fornecimento do gestor onde a opinião dos técnicos é dispensável.


definir os requerimentos a serem satisfeitos em uma auditoria de certificação.


definir indicadores de Desempenho Chave específicos nos quais o desempenho do serviço pode ser avaliado.


promover pessoas para entender todos os seguimentos da empresa.


provêr um padrão de medida para o desenho de um Sistema de Gerenciamento de nível de serviço.

Os passos mínimos para um projeto de governança são: elaborar o plano estratégico, examinar as questões de conformidade regulatória, elaborar o plano diretor de TI, tomar decisões e fazer alocações e garantir o controle e o gerenciamento da operação.

 

A adoção de boas práticas de Governança Corporativa traz uma série de benefícios para a empresa, tal postura traz para a empresa:

 


por si só, valor agregado para a empresa desde que essa política fique restrita apenas aos gestores


uma administração ainda melhor, em benefício dos acionistas majoritários como prioridade.


a disponibilidade de ferramentas que asseguram ao Conselho de Administração o controle da propriedade sobre a gestão, descartando a necessidade de Auditoria Independente e de Conselho Fiscal.


maior visibilidade e credibilidade. Diante disso, os investidores tendem a pagar mais por ações de empresas que adotam melhores práticas de administração e transparência. 


aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa, sem a necessidade da efetiva monitoração da direção executiva.

O CRM (Gestão de Relacionamento com os Clientes) é um método comumente utilizado nas grandes corporações para gerenciar o relacionamento entre as empresas, clientes e vendas. Neste sentido, entendemos que a proposta é a utilização da tecnologia para estruturar, organizar, automatizar e sincronizar processos-negócios, especificamente no que diz respeito as atividades de vendas, mas também os de suporte à comercialização, atendimento ao cliente a nível gerencial e técnico. O marketing de relacionamento reconhece a importância de toda a rede de contatos da organização. Neste sentido, o vendedor deve auxiliar a empresa a....

 


estruturar listas alternativas de clientes em potencial.


construir e manter relacionamentos efetivos com seus clientes.


planejar o acesso a mercados mais lucrativos para ele.


priorizar a conquista de novos consumidores para a empresa.


organizar sua agenda de trabalho com ênfase nas melhores vendas.

Em sua tradução literal como Inteligência de Negócios diz respeito aos recursos que possibilitam a identificação, extração e análise de dados empresariais. Recursos disponibilizados pelo BI são capazes de fornecer históricos que otimizem uma leitura presente, identificando pontos que possam ser melhorados, como também uma perspectiva futura diante de novos direcionamentos a partir desses dados fornecidosOs objetivos característicos do BI (business intelligence) incluem.....


criar um conjunto de processos para gerenciar relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios, por meio de marketing, vendas e serviços, independentemente do canal de comunicação.


possibilitar acessos interativos a dados, a sua manipulação e a realização de análises apropriadas pelos gestores e analistas, com base na transformação desses dados em informações, decisões e ações.


estabelecer relação entre a eficácia na gestão e a estratégia de negócio, a partir de uma composição balanceada de medidas, metas, objetivos e de requisitos para essa finalidade.


o acesso exclusivo à área de marketing haja vista que essa área é a base principal do seu funcionamento.


gerenciar os produtos e os serviços direcionados aos consumidores, por meio de uma rede de organizações interligadas, com base no gerenciamento de uma  cadeia de suprimentos.

Segundo Peixoto et. al (2012), o Cobit possui um modelo para classificar o nível de maturidade em uma governança de TI das organizações e esta classificação possui seis níveis, de “0” a “5”.

 

Neste contexto, avalie as asserções a seguir.

 

I – As atividades básicas são desempenhadas, segundo um processo bem-definido, seguindo padrões adotados por toda a organização.

II – Metas de desempenho baseadas nos objetivos do negócio são quantitativamente estabelecidas.

III – Quando prazos que não podem ser ultrapassados são impostos, as funcionalidades e a qualidade do produto são frequentemente comprometidas para que o cronograma seja cumprido.


Assinale a alternativa que apresenta características em conformidade com os níveis de maturidade, em conceito e ordem corretos, considerando as descrições acima I, II e III, respectivamente.


Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente.


Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, Nível de Maturidade – “2” – REPETITIVO e Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO, respectivamente.


Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO, Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente.


Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO, Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO e Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, respectivamente.


Nível de Maturidade – “1” – INICIAL, Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente. 

Segundo Peixoto et. al (2012), para um melhor detalhamento e complemento de um checklist de implementação, existem alguns subtópicos importantes a serem considerados para a busca do sucesso nesta implementação de um framework, no gerenciamento da entrega de serviços. Os subtópicos são: Comunicação, Relacionamento, Planejamento e Identificação de problemas e fornecedor de solução.

Em relação a estes subtópicos, avalie as asserções a seguir.

 

I – A comunicação é o aspecto mais importante do gerenciamento da prestação de serviços. A responsabilidade deste quesito é se comunicar com a administração, recursos, gerentes de projeto, entre outros.

II – Relacionamento, prioriza ações que permitam aos clientes enxergarem o gerente de entrega de serviços, como sendo o contato principal para soluções e serviços.

III – Todas as atividades do projeto devem ser planejadas. A programação é discutida pelo gerenciamento da entrega de serviços com o cliente.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


I, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.

Páginas: 12